Usuários

ANIVERSÁRIOS
» Consultoria
» Busca Completa

AGENDA

RITMOS MÚSICAIS
» Black Music
» Country
» Dança de Salão
» Eletrônica
» Flash Back
» Forró
» MPB
» Pagode
» Ritmos Latinos
» Rock
» Samba de Gafieira
» Samba Rock
» Sertanejo
» Tango
» Zouk

CATEGORIAS
» 24 Horas
» Balada
» Bar
» Bar e Restaurante
» Buffet
» Café
» Casa de Show
» Casa Liberal
» Casa Noturna
» Churrascaria
» Cinema
» Clube
» Espetinho
» Fondue
» GLS
» Happy Hour
» Karaokê
» Lanchonete
» Open Bar
» Padaria
» Parque
» Peixes e Frutos do Mar
» Pizza
» Pub
» Restaurante
» Snooker
» Teatro
» Videokê



Clube Atlético Ypiranga

Rua do Manifesto, 475
São Paulo/SP
Ipiranga
04209-000
11-3386.3386

Clube Atlético Ypiranga

http://www.cay.com.br

Horário de atendimento:A partir das 20:00 hs

Gêneros: Bolero, Dança de Salão, Pagode, Samba de Gafieira, Samba de Raíz, Samba Rock


O clube Atlético Ypiranga foi fundado em 10 de junho de 1906, A idéia de fundar esse clube partiu de um grupo de funcionários da Casa da Lebre. Quando de sua fundação, a sede era na Rua Direita esquina da Rua XV de Novembro, bem no centro da cidade. O motivo de se fundar esse clube era somente com o propósito da pratica do futebol. Nessa época o time jogava na várzea do Carmo, com os atletas levando e trazendo as traves e a bola. Mais do que certo também que, o uniforme, calção camisa e meias eram lavados na casa de cada um.

Feliciano Mello Filho foi o seu primeiro presidente.

Em 1910 o Ypiranga teve o seu uniforme oficial, que era uma camisa toda branca tendo ao lado esquerdo, o distintivo que era uma letra C, tendo a letra A por cima e a letra Y encravada em cima das duas primeiras. Esse uniforme foi usado num jogo contra A. A. Palmeiras, no campo do Velódromo.

Depois em 1912, trocaram por uma camisa totalmente preta, com golas, colarinho e mangas brancas, e o distintivo, na parte de baixo a direita que se, colocada por dentro do calção, o distintivo não seria visto. Com esse uniforme O Ypiranga jogou contra o Paulistano o principal clube do inicio do século XX, de quem foi vitorioso uma vez. Neste jogo ouve a estréia de Xavier, que levava o apelido de Formiga. Já nesse tempo o Ypiranga, formava grandes jogadores.

Em 1916 o Ypiranga passou a usar um uniforme preto com listras brancas, em sentido vertical, numa distancia de cinco centímetros. E, o distintivo do lado esquerdo. Um circulo com uma faixa dentro escrita Ypiranga. Em 1921, fizeram talvez o mais feio uniforme, A camisa dividida em duas cores, uma parte preta e outra branca em sentido vertical, com manga preta na parte branca, e branca na parte preta. Assim como o colarinho.

De 1938 em diante confeccionaram a camisa que ficou em definitivo, com faixas largas em sentido vertical, depois a largura das faixas foi reduzida a 10 centímetros de largura, em sentido vertical, preto e branco. E o distintivo oficial. Esse uniforme veio em 1942, cuja participação primeira com ele, foi no torneio inicio do campeonato paulista deste ano contra a Portuguesa santista, no estádio de Parque Antártica.

No campeonato paulista de 1942, deu-se a estréia de Barbosa, o grande goleiro que foi para o Vasco e seleção brasileira que disputou o campeonato mundial de 1950. Os atletas Aldo e Miguelzinho foram os destaques do ano de 1942 e defenderam a seleção paulista, e nesse mesmo ano dia 27 de setembro, o Ypiranga venceu a Portuguesa de Desportos por 3x0 e garantiu o quarto lugar no campeonato paulista. Ai o presidente era Carlos Jafet, que presidiu o clube por nove anos alternados. 1939/ 1942/43/44/45/46/ 52/53/54.

Carlos Jafet foi um autentico mecenas desse simpático clube da zona sul paulistana. Dizia se na época que ele era o dono do time. O C.A.Ypiranga, foi um grande formador de grandes jogadores. Foi lá que surgiu Arthur Friednreich (El tigre), artilheiro do campeonato paulista de 1914 e 1917. Grané, Barbosa, Osvaldo Baliza (goleiro), Rubens, Liminha, Bibe, Homero, Dema, Cilas, Nenê, Em 1954, Valdemar Carabina, veio do Ypiranga para o Palmeiras onde jogou por mais de 10 anos. O Ypiranga foi campeão do torneio inicio por duas vezes, 1948 e 1950.

Foi três vezes vice campeão paulista, 1913, 1935, e 1936, campeonato que disputou até 1959 quando foi rebaixado para a segunda divisão. Ai a diretoria resolveu desativar o seu departamento de futebol profissional. Hoje O C. A. Ypiranga, é um grande clube social, com um bom universo de sócios. E um clube onde se realiza grandes festas, sendo o seu salão de festas locado para tal.

Texto e pesquisa de Mario Lopomo.
Fonte, jornais da época e site do clube.


Clube Atlético Ypiranga Clube Atlético Ypiranga
Clube Atlético Ypiranga


Publicidade